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Qualidade



O Hospital Santa Luzia - Rede D´Or São Luiz disponibiliza os mais avançados recursos da medicina que, aliados a uma visão inovadora da saúde, vão além do tratamento eficiente. A qualidade e segurança são fundamentais para nosso hospital.
 
Para manter a melhoria contínua e reduzir os riscos relacionados a pacientes e profissionais, são feitos planejamentos e gerenciamentos dos processos clínicos e administrativos, além de um amplo programa de treinamento, capacitação profissional e motivação para que todos compreendam a sua importância na instituição.

 
Gestão por Processos 
Processos são conjuntos de operações sucessivas ou paralelas que proporcionam um resultado definido. O monitoramento dos processos é fundamental para garantir resultados positivos e segurança, com atividades como:
 
*  Padronização de documentos; 
*  Mapeamento de processos;
*  Gerenciamento de indicadores e análise de dados;
*  Determinação de conceitos e metodologias para gerenciamento de riscos;
*  Acompanhamento e implantação de melhorias;
*  Capacitação de gestores e colaboradores
 


Segurança do Paciente
No Hospital Santa Luzia são estabelecidas sistemáticas para tratamento e prevenção de falhas, com aplicação de ferramentas para gerenciamento de riscos associados aos cuidados prestados. Além disso, fluxos e métodos são padronizados para execução das atividades clínicas e administrativas, evidenciados em documentos oficiais. O objetivo é fortalecer a interface entre profissionais de disciplinas diversas, com foco na integração assistencial e monitoramento contínuo dos resultados.
 

Acreditação
A acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.
 
Com caráter educacional e não fiscal, é um processo no qual uma entidade, geralmente não governamental, independente da instituição de saúde, executa uma avaliação para determinar se a instituição atende a uma série de padrões (requisitos) elaborados para melhorar a segurança e a qualidade do serviço.
 
A acreditação propicia um compromisso visível, por parte da instituição, de melhorar a segurança e qualidade do cuidado ao paciente, garantir um ambiente seguro, e trabalhar constantemente para reduzir os riscos aos pacientes e aos profissionais.
 
O objetivo da acreditação é incentivar a implementação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde, promovendo a melhoria contínua da atenção prestada aos pacientes.
  

Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Como organização acreditadora o Hospital Santa Luzia optou pelo método nacional - ONA que visa contribuir para o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde, responsabilidade com a segurança e ética profissional, através do desenvolvimento e evolução de um sistema de acreditação.
 
 
Hospital Santa Luzia: Em 2013 recebeu o certificado de Acreditação Hospitalar Nacional no nível II – ACREDITADO PLENO, mantido nos anos seguintes.

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